domingo, 24 de julho de 2011

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba.

Colégio Estadual Polivalente
Situada no Bairro Brasil


Data: 06.junho. 2011

Número de Alunos: 18
Série:8ª
Faixa Etária: Entre 13 e 15 anos

Professora Responsável: Lígia Malena Coelho ( História)
                    
Obs:
           
 A Oficina começou com a apresentação da Equipe do Projeto, depois a Profa. Stella apresentou o Sr. Crésio Lima (Tropeiro da cidade de Caatiba-Ba) e membro efetivo da ONG CARREIRO DE TROPA- CATROP que nos honrou muito com a sua presença.

O Senhor Crésio fez uma abordagem sobre a vida dos tropeiros com muita propriedade, pois, ele vive a experiência de tropeirar até os dias atuais. Citou o nome de algumas ervas  naturais como: mastruz, coarana, folhas de basilicão e falou ainda sobre alguns remédios naturais usados pelos tropeiros para curar doenças e também as receitas que eles trocavam entre si.

O Senhor Crésio contou um causo para explicar como os tropeiros eram preocupados com o asseio deles e dos animais e também como sabiam cultivar o bom humor  na sua lida cotidiana.

Nessa Oficina foi mostrada uma fala do Tropeiro Senhor José Mosquito que certamente irá compor a cartilha que o projeto vai publicar quando do seu encerramento.

A Profa. Maris Stella apresentou “slides” com as fotos do tropeiro rico senhor Maneca Santos (responsável pela edificação do prédio onde funciona a Câmara de Vereadores da nossa cidade)

O Tropeiro Crésio deu uma expressiva contribuição para a aprendizagem dos alunos e a Profa. Stella trabalhou o conceito de Tropeirismo com muita habilidade, levando os alunos a interagir com o visitante ilustre.

No final da Oficina, a Profa. Lígia elogiou muito o projeto.

Os alunos responderam a uma Avaliação sobre o Projeto.

--------------------------------------

Data: 07.junho.2011

Número de Alunos: 20
Série: 8ª
Faixa Etária: Entre 13 a 16 anos


No início da Oficina a Equipe do Projeto foi apresentada para a turma. Em seguida, a Profa. Maris Stella exibiu um vídeo sobre o tropeiro senhor Manoel Bonfim. Os alunos ficaram prestando atenção e o tema foi sendo explicado a partir das palavras usadas pelos tropeiros. A Profa. Fez uma relação entre o passado e o presente de nossa cidade, dando destaque para a valiosa contribuição dos tropeiros no desenvolvimento da nossa cidade e região. Explicou ainda sobre a formação das tropas, os acessórios usados nos animais das tropas e várias imagens retratando a vida cotidiana  dos tropeiros e falou sobre a importância do trabalho dos meninos (filhos dos tropeiros) nas viagens feitas com as mulas. Eles ficavam responsáveis para fazer a alimentação dos tropeiros. Essa turma respondeu também a Avaliação sobre o Projeto.

 ------------------------------

Data: 08. junho.2011

Número de Alunos: 17
Série: 8ª
Faixa Etária: Entre 13 a 15 anos
 

A Oficina começou apresentando para os alunos um vídeo sobre a 1ª Roda de Conversa dos Tropeiros realizada pela ONG CARREIRO DE TROPA-CATROP em parceria com o Museu Regional nos dias 13 e 14 de agosto de 2010. A Profa. Stella aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho de pesquisa da CATROP. Explicou para todos que a ONG vem estudando sobre o tema há algum tempo e pretende lutar para a implantação do Mus eu do Tropeiro em nossa cidade. Depois exibiu o quadro do pintor J. Murilo e fez uma relação entre a Praça Tancredo Neves antiga e a atual.
Explicou que o Tropeirismo é um fenômeno sócio-histórico e cultural e que vaii além do aspecto econômico.

Os alunos interagiram com a Profa Stella.  Gostaram muito da brincadeira com música. Participaram e fizeram algumas perguntas sobre o tema. Eles responderam a Avaliação sobre o Projeto. No final da oficina, uma aluna solicitou a lista de freqüência dos três dias de Oficina para levar para a Professora Ligia e assim comprovar a participação dos alunos nas três Oficinas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário