domingo, 24 de julho de 2011

Registro da participação da ONG CARREIRO DE TROPA- CATROP no São João Forró Pé de Serra do Periperi em Vitória da Conquista-Ba.

Por Ebeilde Araujo Goulart

            A CATROP participou entre os dias 10 a 26 de junho do corrente ano do Forró Pé de Serra do Periperi promovido pela Secretaria de Cultura da nossa cidade, apresentando um Rancho de Tropeiro caracterizado por vários objetos utilizados pelos tropeiros e muitos acessórios usados nos animais que formavam as tropas.

            Vale ressaltar a importância da pesquisa sobre o Tropeirismo da Historiadora e Professora Maris Stella Schiavo de Novais, presidente da CATROP que ao longo desses anos vem desenvolvendo um expressivo trabalho no sentido de estudar, difundir e preservar a história do tropeiro como um patrimônio material e imaterial da nossa região.

            O Rancho do Tropeiro organizado pela CATROP no São João propiciou aos tropeiros que lá passaram um momento especial para relembrar e matar a saudade da época em que eles tropeiravam, aos alunos que participaram das oficinas do Projeto Memória Histórica sobre o Troperismo, ministradas pela Profa. Maris Stella, a oportunidade de concretamente aprenderem mais sobre a vida do tropeiro e aos demais visitantes, um momento para refletirem sobre a importância de valorizar a memória e a cultura desse elemento tropeiro que serviu de elo significativo entre as pessoas da nossa região.

            Fica aqui o meu reconhecimento pelo excelente trabalho da CATROP desejando que num futuro próximo, nossa cidade possa ter o Museu do Tropeiro para oportunizar cada vez mais ações educativas no sentido de valorizar esse homem que faz parte da história da nossa cidade  e região.       


Nenhum comentário:

Postar um comentário