domingo, 1 de maio de 2011

TEXTO


“Ações Educativas em Museus são formas diversas de mediação para a construção do conhecimento e que possibilitam a interpretação dos bens culturais e uma melhor compreensão sobre patrimônio material e imaterial”.



            O Projeto Memória Histórica sobre o Tropeirismo em Vitória da Conquista iniciou as suas ações no último dia 25 do mês em curso, realizando 03 Oficinas durante a última semana de abril no Museu Regional de Vitória da Conquista/UESB, com a participação da Escola Municipal Antonia Cavalcanti da Silva atendendo 74 estudantes do 2º e 3º Anos do Ciclo I, numa faixa etária entre 07 a 12 anos.

            As oficinas foram ministradas pela Professora e Historiadora Maris Stella Schiavo de Novaes com o apoio dos monitores Saulo Moreno Rocha e Rosângela Alves de Souza.

            As Oficinas aconteceram num ambiente acolhedor e a Profa. Maris Stella soube com muita competência desenvolver as atividades educativas pautadas pelo diálogo e manifestações artísticas onde o tema Tropeirismo foi apresentado para os estudantes, enaltecendo a figura do tropeiro como um transportador não só de mercadorias, mas, que levava também notícias, músicas, encomendas, cultura por várias cidades onde passava e que naquela época era um elo entre as cidades e os povos da região. Percebemos uma interação muito positiva entre os estudantes com a ministrante das Oficinas e com toda a equipe do Projeto e tivemos a presença de dois alunos com necessidades especiais que participaram ativamente das atividades propostas.

             Vale ressaltar o apoio da Professora Irlândia Serra Negra, Diretora do Museu Regional que acolheu a todos com muita simpatia e irá supervisionar as ações do Projeto durante a sua realização.

            A Pedagogia estende-se cada vez mais para além da Escola, daí a relevância destes espaços inovadores que oferecem à criança e aos jovens novas perspectivas, novas vivências e convivências, transportando-os ao mundo da criatividade, da motivação. Um dos caminhos para a transformação do processo educativo está no diálogo, na relação entre os diversos agentes educativos da comunidade, com a Escola e entre si.

            Esperamos que essas oficinas colaborem para uma prática pedagógica compartilhada e inovadora entre o Museu Regional/UESB e as Escolas participantes do Projeto.

            Este Projeto tem o patrocínio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural- IPAC, da Secretaria de Cultura, da Secretaria da Fazenda e o apoio da Diretoria de Museu-DIMUS, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB e da Catrop.

Por Ebeilde Araujo Pedreira Goulart
Coordenadora do Projeto

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