domingo, 22 de maio de 2011

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba.

Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa
Situada no Bairro Alto Maron

Data: 18. maio.2011
Nº de alunos da 1ª Oficina: 24 
Faixa etária: Entre 10 a 13 anos
Série: 4ª Ciclo II

Acompanhantes dos alunos:
Professoras: Carla Zileide Teixeira Farias
                     Jaqueline Kelly Souza do Nascimento


Obs:
            A Oficina começou apresentando um vídeo com o depoimento precioso do Tropeiro Sr. Manoel Bonfim, que mora na zona rural da Região Sudoeste e que ilustrou da melhor forma possível, as suas vivências na época que tropeirava. Os estudantes ficaram atentos e após o término do vídeo, a Professora Maris Stella começou a explicar o significado das palavras usadas no vocabulário dos tropeiros e também, mostrou alguns objetos usados por eles, utilizando o acervo do Museu Regional ressaltando a importância da Oficina ser realizada no espaço museal, por propiciar aos alunos conhecerem de perto esses objetos e a partir da vivência no museu, construir um novo olhar para a memória desse homem que tanto trabalhou para a nossa região.  Tivemos uma participação expressiva de todos na atividade com música e na elaboração dos desenhos. Houve um fato interessante nessa Oficina, foi a presença de um aluno chamado Rafael que logo se identificou com o tema dizendo que seu avô sempre conta muitos causos sobre os tropeiros.

------------------------------

Data: 20. maio. 2011
Número de alunos: 14         
Faixa Etária: Entre 09 a 14 anos
Série: 2ª Ciclo II

Acompanhantes dos alunos:

Professora: Renata Barreto de Brito
Monitores: Jefferson Geraldo Souza dos Santos
                  Mayquelle Oliveira dos Santos


Obs:

            A Oficina começou apresentando para os estudantes, uma música do Grande compositor e cantor conquistense Elomar Figueira de Mello que fala sobre o Tropeiro Gonsalin e por meio da música, os estudantes foram aprendendo muitas palavras usadas no vocabulário tropeiro.   
           Tivemos a grata satisfação de receber a visita do Maestro João Omar (filho do cantor Elomar) e aproveitamos para apresentá-lo aos estudantes que ficaram muito entusiasmados com essa presença tão ilustre em nossa oficina.
            A Professora Maris Stella solicitou ao Maestro João para  falar um pouco sobre a obra do seu pai, Elomar, e ele generosamente começou a explicar para os nossos alunos que a obra do pai dele retrata o homem simples do campo, o trabalhador, as pessoas que respeitam a natureza, enfim, as nossas raízes e à medida que João Omar ia falando, todos ficaram prestando atenção,inclusive, fizeram algumas perguntas ao Maestro e tenho certeza, que nunca mais se esquecerão da nossa tarde tão especial. Após a fala do Maestro João Omar, o Monitor Saulo Rocha colocou o vídeo do Tropeiro Sr. Manoel Bonfim para ilustrar as suas vivências como tropeiro deixando todos muito atentos em aprender as novas palavras. Depois os estudantes participaram de uma brincadeira com música e após fazerem o lanche, fizeram as atividades propostas pela Professora Maris Stella.

           Aproveitamos para registrar que os Monitores acima relacionados, realizam um trabalho na Escola Municipal Cláudio Manoel da Costa no turno oposto, duas vezes por semana, apresentando o Movimento HIP HOP para os estudantes daquela unidade escolar.

            Não realizamos as três oficinas programadas para essa Escola, porque no dia 16 do corrente mês aconteceu uma Assembléia dos Professores Municipais e a Escola não teve quem acompanhasse os estudantes até o Museu Regional.
         Ao encerrarmos a terceira semana de trabalho com as Oficinas, a Equipe do Projeto contabiliza um resultado positivo tendo em vista a expressiva participação dos estudantes e o interesse demonstrado em estudar e conhecer mais sobre o Tropeirismo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário