sábado, 7 de maio de 2011

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba.

Escola Estadual São João Batista
Situada no Bairro Cruzeiro

Data: 02. Maio 2011

Nº de alunos da 1ª Oficina: 21 
Faixa etária: Entre 10 a 13 anos
Série: 5ª VI Ano Turma C
Acompanhantes dos alunos:
Professoras: Valéria do Carmo Malheiro Aguiar
                      Maria Aparecida Nery Santos

Obs:

A 1ª Oficina da Escola Estadual acima citada foi muito proveitosa e observamos que os alunos estavam muito interessados em descobrir o que a Oficina ia oferecer para eles. Nessa Oficina, a Professora Maris Stella trabalhou uma música do grande Menestrel Elomar Figueira que contém muitas palavras sobre o Tropeirismo e foi uma oportunidade para mostrar para os alunos a obra desse grande artista conquistense. 

É importante registrar a participação da estagiária do Museu Regional Srtª Juciara quando mostrou para os alunos, os dois candeeiros para ilustrar a fala da Ministrante da Oficina, Professora Maris Stella que estava explicando como os tropeiros faziam para iluminar os ranchos.

Registramos a participação das duas professoras no final das atividades quando fizeram um agradecimento a Equipe do Projeto e afirmaram terem vivido uma tarde inesquecível!

------------------------

Data: 04. Maio. 2011
Nº de alunos da 2ª Oficina: 41  Faixa Etária: Entre 09 a 13 anos
Série: 5ª     Turma B
Acompanhantes dos alunos:
Diretora: Virgínia  Mara Souza Silva Villas-Boas
Professora: Maria Bethania Avelar Baleeiro Rosário



Obs:

A 2ª Oficina aconteceu num clima muito animado, pois, a turma era composta com 41 alunos e apesar do espaço do Museu ser pequeno, nós conseguimos colocar lugares para atender a todos. A Professora Maris Stella apresentou um Quadro do pintor José Murilo e explorou junto com a turma os elementos do referido quadro, fazendo uma relação muito interessante entre o passado e o presente da nossa cidade. Todos participaram das brincadeiras e fizeram textos sobre o que aprenderam na Oficina.
  
 ------------------------

Data: 06. Maio. 2011
Nº de alunos da 3ª Oficina: 21  
Faixa  Etária: Entre 10 a 14 anos
Série: 5ª   Turma  A
Acompanhante dos alunos:
Professora: Maria Aparecida Nery Santos


Obs:

No início da 3ª Oficina, os alunos estavam muito calados e observavam tudo ao redor. A Professora Maris Stella utilizou o quadro do pintor José Murilo e foi mostrando os elementos que compõem o quadro, fazendo perguntas e eles começaram a participar com certa timidez, mas, depois conseguiram participar das brincadeiras com música e fazer as atividades propostas. 

Observamos que foi a primeira turma onde teve mais estudantes do sexo masculino.

Ao encerrarmos a segunda semana de trabalho com as Oficinas, destacamos a valiosa participação dos diretores e professores das Escolas contempladas e percebemos que os alunos demonstraram um grande interesse em conhecer mais sobre o Tropeirismo levando a Equipe do Projeto a buscar cada vez mais o aprimoramento das atividades para as Oficinas futuras.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário