terça-feira, 30 de agosto de 2011

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba: Escolas Ridalva Correa, Villas Boas Moreira e Escola Normal

No mês de agosto a equipe do projeto realizou oficinas nos dias 01, 03 e 05 de agosto com os alunos da Escola Municipal  Ridalva Correa de Melo Figueredo, atendemos alunos da 3ª série do ensino fundamental, com idade entre 08 a 14 anos. As oficinas aconteceram num clima muito acolhedor e os alunos dessa escola se identificaram muito com o tema,  porque teve alguns que têm familiares que foram tropeiros na nossa região sudoeste. Inclusive, um aluno ressaltou a importância de participar da nossa oficina, alegando que a Escola está desenvolvendo um projeto sobre o dia do Folclore Brasileiro e  que o conhecimento sobre o Tropeirismo irá contribuir para a sua aprendizagem.

 Realizamos nos dias 18 e 19 de agosto oficinas com os alunos do Colégio Estadual Villas Boas Moreira. Atendemos alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries, com idade entre  11 a 16 anos. Os alunos dessa escola demonstraram muito interesse pelo tema e também participaram ativamente das oficinas. 


A repercussão das oficinas foi tão boa que a direção da Escola solicitou o atendimento de mais três oficinas que foram realizadas nos dias 05,06 e 28 de setembro com alunos das 5ª séries com idade entre 09 a 14 anos. Tivemos a presença de alguns professores acompanhando os alunos e numa das oficinas contamos com a presença da Diretora da Escola.

Nos dias 24 e 26 de agosto realizamos oficinas com os alunos do Instituto de Educação Euclides Dantas- IEED atendendo alunos  do 1º e 2 anos do ensino médio, com idade entre 14 a 17 anos. Vale registrar a grande importância desse Colégio para nossa cidade, isto porque ele foi criado na década de 1950 e foi responsável pela formação de muitos conquistenses, principalmente das mulheres que fizeram magistério. Os alunos no início estranharam o tema, mas, à medida que a Professora Maris Stella foi explicando e relacionando o passado com o nosso presente, eles foram compreendendo e fizeram alguns textos interessantes no final das atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário