quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Arte Tropeira

O tropeirismo como expressão cultural, inspira e motiva as mais variadas formas de expressões artísticas, o que movimenta a vida de artesãos e pintores em diversas localidades do país.

Além de motivar historiadores e pesquisadores, a história do tropeirismo também é fonte de inspiração para artistas da cidade. 

Miniaturas de tropeiros feitas com resina estão em exposição no Museu Regional Henriqueta Prates, e chamam a atenção dos participantes da 2ª Roda de Conversa Sobre Tropeirismo de Vitória da Conquista.

As estatuetas que retratam tropeiros em caminhada na companhia dos seus animais, são obras do artista plástico Gilvandro Oliveira.


‎"O tropeirismo é um tema que se afirma na História do Brasil e cada vez desperta mais interesse de historiadores, artistas, produtores culturais e estudiosos das histórias de sua região. 
O trabalho que a Catrop realiza, visa trazer à tona as dimensões 
da influência tropeira em nossa cidade. 
Não deixe esta tropa seguir sem que você assuma o seu lugar nesta aventura em busca do conhecimento das raízes culturais de nossa comunidade". 

Maris Stella Schiavo Novaes**

**Maris Stella Schiavo Novaes- Licenciada em História/Uesb, Especialização em Educação, Cultura e Memória/ Museu Pedagógico-Uesb, Presidente da ONG Carreiro de Tropa- Catrop,  Coordenadora do Núcleo de História, Cultura e Memória da Catrop, integrante do Laboratório Transdisciplinar de Estudos em Complexidade- Labtece/Uesb, integrante do Grupo de Pesquisa: Saberes Transdisciplinares-IFBA/Campus Vitória da Conquista, integrante do Instituto Conquistense de Altas Habilidades- ICONAH- e-mail: marestelares@hotmail.com

Um comentário:

  1. Como comprar um livro desses que falam da memoria histórica do tropeirismo Vitoria da Conquista.Adão deSousaLina dos últimos tropeiros do Piaui. moro em SP.E-mail: asousauati@gmail.com

    ResponderExcluir