terça-feira, 25 de outubro de 2011

Projeto Memória Histórica do Tropeirismo completa seis meses de atividades

Aproximar crianças e adolescentes da história e cultura dos tropeiros. Guiados por este objetivo, o Museu Regional de Vitória da Conquista e a organização não governamental Carreiro de Tropa (Catrop), parceiros na execução do projeto “Memória histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista”, vem realizando, desde 25 de abril deste ano, oficinas com alunos de 1º e 2º grau da rede pública municipal e estadual de Vitória da Conquista.
Contemplado com R$ 49.435,30 do Fundo de Cultura, através do edital de preservação, dinamização e difusão de acervos do IPAC, o projeto tem como principais objetivos a promoção do conhecimento da cultura local a partir da reflexão sobre a figura do tropeiro e a ampliação do olhar crítico sobre a pluralidade cultural do sudoeste, conferindo maior visibilidade aos museus enquanto espaço cultural, de aprendizado e valorização da história regional.
Nas oficinas, a temática é apresentada a partir de fotografias e objetos típicos utilizados pelos tropeiros, vídeos com depoimentos, músicas regionais, brincadeiras, jogos pedagógicos, criação de desenhos e produção de textos. As atividades são ministradas pela presidente da Catrop, Maris Stella Schiavo Novaes, nas segundas, quartas e sextas, a partir das 14h, no Museu Regional, localizado na praça Tancredo Neves, nº 114.
O projeto já mobilizou cerca de 2 mil estudantes entre 25 de abril e 25 de outubro de 2011. A expectativa é que sejam atendidos mais 1.300 alunos até a primeira quinzena de dezembro, quando serão encerradas as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário