27 Set - Editais 2010
Foi publicado ontem, dia 15 (setembro, 2010), no Diário Oficial (www.egba.ba.gov.br/diario) a relação de projetos selecionados pelos Editais de Patrimônio da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). A lista de selecionados também estará no site www.ipac.ba.gov.br a partir da próxima segunda-feira, dia 20.
“No período de quatro anos, só com o lançamento de editais, foram investidos R$ 2,2 milhões”, diz o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça. Para a seleção dos Editais do IPAC 2010, abertos para projetos de patrimônio cultural e museus, foram disponibilizados R$ 760 mil, sempre com recursos do Fundo de Cultura da Bahia.
Os editais de patrimônio integram as ações de política pública que o IPAC implanta desde 2007. O aproveitamento de propostas da sociedade civil para serem executadas com apoio do poder público estadual é uma ação inédita na Bahia desde 1967, quando foi criado o IPAC. “O objetivo é buscar a participação efetiva da sociedade civil, representada por empresas e profissionais nas ações de preservação e valorização do patrimônio cultural”, explica o diretor do órgão, Frederico Mendonça.
“Acho excelente a política de editais, pois amplia os horizontes da cultura, dando a possibilidade da sociedade civil tomar a iniciativa e participar do processo de preservação vendo a importância do patrimônio como potencial pedagógico, com oportunidade de colocar em prática ações que são importantes”, afirma o museólogo e arquiteto Afrânio Mário Simões Filho, que criou o projeto Feira de Cores e Sabores para a Feira de São Joaquim onde trabalhará com aprendizes da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Já Estélio Gomberg, proponente do projeto de restauro da Casa de Oxossi do Terreiro da Casa Branca, tombado como Patrimônio Nacional pelo Iphan/MinC, em Salvador, considera a seleção um merecimento aos 180 anos desse significativo espaço sagrado de matriz africana na Bahia. “Os editais frutificam e fortalecem canais de comunicações com a sociedade e mostram que o IPAC é sensível aos diversos territórios e expressões na Bahia, devendo atuar na pluralidade das necessidades patrimoniais em diversas instâncias sociais”, sugere Gomberg.
O edital de valorização do Patrimônio Cultural teve nove projetos selecionados, entre os quais, cinco são de proponentes de Salvador ou Região Metropolitana: Índios na visão dos índios: somos patrimônio, Casa de Oxossi do Ilê Axé Iyá Nassó Oká (Casa Branca do Engenho Velho): restauro e divulgação patrimonial da cultura religiosa afrobrasileira. Os projetos Linha do Abraço: Crianças no Museu, e o Feira de Cores e Sabores: Projeto de Oficina de Valorização Cultural da Feira de São Joaquim com aprendizes da APAE, complementam a lista.
O interior da Bahia também foi contemplado com a Documentação Arquitetônica e do Sítio Histórico de Rio de Contas na Chapada Diamantina, e o Website e Inventário cultural do acervo arquitetônico de Macaúbas, além das propostas Por do Sol Acontece no Museu, Encontro de Manifestações Culturais de Cairú e o projeto Nosso Povo Nossa Gente: riquezas do Patrimônio Imaterial de Ubaíra. Além disso, foram selecionados três projetos no edital de Museus Privados e Comunitários. A proposta Museu Leovegília Santana ganha exposição de longa duração, enquanto os projetos Memória Histórica do Tropeirismo, em Vitória da Conquista, e A Gravura - Contemporaneidade e Tradição serão beneficiados para desenvolver ações educativas.
Todos os proponentes devem manter atualizados seus cadastros junto ao IPAC/SecultBA até a aprovação da prestação de contas. Mais informações sobre os Editais do IPAC são disponibilizadas através do endereço eletrônico editais@ipac.ba.gov.br e telefones (71) 3117- 6491 ou 3117-6492.
Assessoria de Comunicação – IPAC – em 15.09.2010
Contato: jornalista responsável Geraldo Moniz (1498-MTBa) – (71) 8731-2641
Texto base e entrevistas: Ana Paula Nobre
Contatos ASCOM/IPAC: (71) 3116-6673, 3117-6490, ascom@ipac.ba.gov.br. Acesse: www.ipac.ba.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário