sábado, 30 de julho de 2011

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba: Colégio Abdias Menezes

Nos dias 26, 27 e 29 de julho realizamos três oficinas com os alunos do Colégio Estadual Abdias Menezes, um dos Colégios mais antigos da cidade e com o maior número de alunos matriculados. Atendemos alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio, com idade entre 13 a 17 anos. 

Na oficina do dia 26, contamos com a ilustre presença do artista plástico Gilvandro Oliveira que abrilhantou a nossa tarde de estudos, falando sobre a sua arte para os alunos e eles tiveram a oportunidade de perguntar ao artista se ele já fez alguma exposição das suas obras em nossa cidade. 

É preciso ressaltar a grande importância de usar uma metodologia pautada na arte e educação, porque o projeto tem procurado trabalhar com as diversas manifestações artísticas e culturais da nossa cidade e sempre que possível convida os artistas para participarem das oficinas e dessa forma os alunos conseguem aprender sobre o tema de uma maneira diferenciada e com maior consistência sobre os conceitos trabalhados nas oficinas. 



Estamos contribuindo para uma ação educativa dentro do espaço museal e propiciando aos alunos uma vivência com alguns artistas da nossa cidade. Nesse Colégio tivemos a participação de um aluno cadeirante que para chegar ao Museu contou com a ajuda dos colegas e da professora e apesar das suas limitações, teve um excelente desempenho nas atividades propostas.

Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba: Escolas Padre Aguiar e Lycia Pedral

             Após o recesso junino a equipe do Projeto Memória Histórica sobre o Tropeirismo dando continuidade as suas ações, realizou duas oficinas com os alunos da Escola Municipal Padre Aguiar nos dias 11 e 13 de julho do corrente ano, atendendo alunos da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental e com idade entre 07 a 10 anos.

            As oficinas foram ministradas pela professora Maris Stella e tivemos uma participação muito boa dos alunos, e inclusive as duas turmas tinham alunos com necessidades especiais e ao final das atividades constatamos que eles conseguiram interagir com os colegas e participarem das brincadeiras.


            Realizamos nos dias 18 e 20 de julho oficinas com os alunos da Escola Municipal Lycia Pedral, atendendo alunos da 2ª e 3ª séries do ensino fundamental e com idade entre 10 a 14 anos. As oficinas foram realizadas com muito entusiasmo e os alunos fizeram muitas perguntas sobre a temática e participaram das atividades satisfatoriamente. No final da segunda oficina, a Professora e os alunos cantaram uma linda música para homenagear a equipe do Projeto.

Nesta ocasião recebemos a visita do associado da Catrop e aluno de Economia da UFV, Igor Tupy


            

sexta-feira, 29 de julho de 2011

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Reuniões de trabalho

Supervisora e Coordenadora do projeto em ação

Ebeilde, Coordenadora do projeto

Irlandia supervisionando tudo


domingo, 24 de julho de 2011

Registro da participação da ONG CARREIRO DE TROPA- CATROP no São João Forró Pé de Serra do Periperi em Vitória da Conquista-Ba.

Por Ebeilde Araujo Goulart

            A CATROP participou entre os dias 10 a 26 de junho do corrente ano do Forró Pé de Serra do Periperi promovido pela Secretaria de Cultura da nossa cidade, apresentando um Rancho de Tropeiro caracterizado por vários objetos utilizados pelos tropeiros e muitos acessórios usados nos animais que formavam as tropas.

            Vale ressaltar a importância da pesquisa sobre o Tropeirismo da Historiadora e Professora Maris Stella Schiavo de Novais, presidente da CATROP que ao longo desses anos vem desenvolvendo um expressivo trabalho no sentido de estudar, difundir e preservar a história do tropeiro como um patrimônio material e imaterial da nossa região.

            O Rancho do Tropeiro organizado pela CATROP no São João propiciou aos tropeiros que lá passaram um momento especial para relembrar e matar a saudade da época em que eles tropeiravam, aos alunos que participaram das oficinas do Projeto Memória Histórica sobre o Troperismo, ministradas pela Profa. Maris Stella, a oportunidade de concretamente aprenderem mais sobre a vida do tropeiro e aos demais visitantes, um momento para refletirem sobre a importância de valorizar a memória e a cultura desse elemento tropeiro que serviu de elo significativo entre as pessoas da nossa região.

            Fica aqui o meu reconhecimento pelo excelente trabalho da CATROP desejando que num futuro próximo, nossa cidade possa ter o Museu do Tropeiro para oportunizar cada vez mais ações educativas no sentido de valorizar esse homem que faz parte da história da nossa cidade  e região.       


Registro das Oficinas do Projeto Memória Histórica sobre Tropeirismo em Vitória da Conquista-Ba.

Colégio Estadual Polivalente
Situada no Bairro Brasil


Data: 06.junho. 2011

Número de Alunos: 18
Série:8ª
Faixa Etária: Entre 13 e 15 anos

Professora Responsável: Lígia Malena Coelho ( História)
                    
Obs:
           
 A Oficina começou com a apresentação da Equipe do Projeto, depois a Profa. Stella apresentou o Sr. Crésio Lima (Tropeiro da cidade de Caatiba-Ba) e membro efetivo da ONG CARREIRO DE TROPA- CATROP que nos honrou muito com a sua presença.

O Senhor Crésio fez uma abordagem sobre a vida dos tropeiros com muita propriedade, pois, ele vive a experiência de tropeirar até os dias atuais. Citou o nome de algumas ervas  naturais como: mastruz, coarana, folhas de basilicão e falou ainda sobre alguns remédios naturais usados pelos tropeiros para curar doenças e também as receitas que eles trocavam entre si.

O Senhor Crésio contou um causo para explicar como os tropeiros eram preocupados com o asseio deles e dos animais e também como sabiam cultivar o bom humor  na sua lida cotidiana.

Nessa Oficina foi mostrada uma fala do Tropeiro Senhor José Mosquito que certamente irá compor a cartilha que o projeto vai publicar quando do seu encerramento.

A Profa. Maris Stella apresentou “slides” com as fotos do tropeiro rico senhor Maneca Santos (responsável pela edificação do prédio onde funciona a Câmara de Vereadores da nossa cidade)

O Tropeiro Crésio deu uma expressiva contribuição para a aprendizagem dos alunos e a Profa. Stella trabalhou o conceito de Tropeirismo com muita habilidade, levando os alunos a interagir com o visitante ilustre.

No final da Oficina, a Profa. Lígia elogiou muito o projeto.

Os alunos responderam a uma Avaliação sobre o Projeto.

--------------------------------------

Data: 07.junho.2011

Número de Alunos: 20
Série: 8ª
Faixa Etária: Entre 13 a 16 anos


No início da Oficina a Equipe do Projeto foi apresentada para a turma. Em seguida, a Profa. Maris Stella exibiu um vídeo sobre o tropeiro senhor Manoel Bonfim. Os alunos ficaram prestando atenção e o tema foi sendo explicado a partir das palavras usadas pelos tropeiros. A Profa. Fez uma relação entre o passado e o presente de nossa cidade, dando destaque para a valiosa contribuição dos tropeiros no desenvolvimento da nossa cidade e região. Explicou ainda sobre a formação das tropas, os acessórios usados nos animais das tropas e várias imagens retratando a vida cotidiana  dos tropeiros e falou sobre a importância do trabalho dos meninos (filhos dos tropeiros) nas viagens feitas com as mulas. Eles ficavam responsáveis para fazer a alimentação dos tropeiros. Essa turma respondeu também a Avaliação sobre o Projeto.

 ------------------------------

Data: 08. junho.2011

Número de Alunos: 17
Série: 8ª
Faixa Etária: Entre 13 a 15 anos
 

A Oficina começou apresentando para os alunos um vídeo sobre a 1ª Roda de Conversa dos Tropeiros realizada pela ONG CARREIRO DE TROPA-CATROP em parceria com o Museu Regional nos dias 13 e 14 de agosto de 2010. A Profa. Stella aproveitou a oportunidade para falar sobre o trabalho de pesquisa da CATROP. Explicou para todos que a ONG vem estudando sobre o tema há algum tempo e pretende lutar para a implantação do Mus eu do Tropeiro em nossa cidade. Depois exibiu o quadro do pintor J. Murilo e fez uma relação entre a Praça Tancredo Neves antiga e a atual.
Explicou que o Tropeirismo é um fenômeno sócio-histórico e cultural e que vaii além do aspecto econômico.

Os alunos interagiram com a Profa Stella.  Gostaram muito da brincadeira com música. Participaram e fizeram algumas perguntas sobre o tema. Eles responderam a Avaliação sobre o Projeto. No final da oficina, uma aluna solicitou a lista de freqüência dos três dias de Oficina para levar para a Professora Ligia e assim comprovar a participação dos alunos nas três Oficinas.