quinta-feira, 28 de abril de 2011


Novidade em vista para nosso blog, em breve por aqui: Palavras da Coordenadora.


Aguardem!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Apoios e felicitações via facebook

Sarau Tropeiro DE ANTEMÃO PARABÉNS PELO TRABALHO DE VOCÊS. MEMÓRIA É AFETO E PRESENTE. GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE A OFICINA E TROCAR INFORMAÇÕES. INDICO NOSSO BLOG PARA TROCAS CULTURAIS E IDEIAS E TROPEIRICES. 

ABRAÇO DO TROPEIRAUTA RICARDO EVANGELISTA.
BH 27/4/2011


Excelente iniciativa, pois desta forma se resgata uma parte importante e esquecida da cultura e memória da nossa terra, e somente para ilustrar o meu comentário, sem maiores atrevimentos, pensem que se hoje existe a Rio-Bahia, e a Estrada Conquista - Itambé, ambas foram construídas nos lombos dos animais e com muitos tropeiros, isso sem se falar na conhecida e antiga estrda conehecida como "Pela Jegue", e Rua da Corrente. Abraços. AFRANIO GARCEZ.



Ninguém faz nada sozinho!

Queridos (as)  amigos (as),

Agradeço imensamente as palavras de carinho e incentivo na construção do projeto Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista! Porém, este não é um projeto pessoal e só está acontecendo pelo esforço conjunto de muitas pessoas, sem elas comigo, nada disso estaria sendo realizado. Portanto, abençoados sejam Neto, Marco Aurélio, Irlandia, Ebe, Manno, Saulo, Marcio, Rosangela, Tamile, Priscila, Eridy, os funcionários do Museu Regional e tantas outras pessoas que junto comigo estão compondo uma tropa que se mantém firme no carreiro desta realização!

Um fraternal abraço,

Maris Stella

Apoios e Parcerias via Twitter

Cris_jornalismo @ONGCatrop Cultura e educação tem espaço garantido no nosso site! Mandem sempre informações dos projetos que divulgaremos sim!


segunda-feira, 25 de abril de 2011

Vídeo-educativo: Dificuldades do cotidiano tropeiro na rota Conquista-Caatiba


A rota do tomba-morro é como os tropeiros de nossa região identificam a serra de Caatiba. Nas dificuldades enfrentadas neste percurso, era comum acontecer perdas tanto das cargas quanto de animais, conforme descrição feita pelo tropeiro Zé de Grosso neste depoimento. Entrevista realizada em sua residência durante o ano de 2010.

Estudantes da Escola Municipal Antônia Cavalcanti da Silva participaram da primeira oficina do projeto que aborda o tropeirismo em Vitória da Conquista.

por Talita Pessoa Nobre
Equipe completa junto aos alunos participantes


Na tarde desta segunda feira, 25, aproximadamente 30 estudantes da Escola Municipal Antônio Cavalcante da Silva participaram de uma oficina sobre tropeirismo no Museu Regional de Vitória da Conquista.

Parte do projeto Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista, a oficina objetiva promover o conhecimento da cultura local a partir da reflexão da figura do tropeiro, possibilitando a ampliação do olhar crítico sobre a pluralidade cultural do sudoeste baiano. O projeto pretende contemplar, até o mês de dezembro deste ano, mais de 3000 estudantes de 36 escolas da Rede Pública de Ensino local. Dezoito escolas serão da Rede Municipal de Ensino.

Para Elizabeth Silva, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Antônio Cavalcante Silva, este projeto aproxima os de sua história. “Uma vez que há interação entre museu e escolas este projeto é muito interessante, pois propicia conhecimento sobre fatos que eles não vivenciaram, mas são os elementos que compõem a história da sua cidade”, disse. Elizabeth ressalta ainda que “nós poderemos trabalhar em sala de aula palavras e elementos que remetem ao tropeirismo”, afirmou.

Maris Stella, Rosangela e Saulo Moreno, equipe do projeto
com alunas participantes da 1ª oficina
Tainá Almeida, estudante de 12 anos, não tem o hábito de ir ao museu, mas afirma que participar de uma oficina dentro do museu é importante e divertido. “Gostei de estudar aqui e ouvir as professoras explicando quem foram os tropeiros e deu para divertir com as pinturas e o lugar que eu pensava que só podia olhar”, disse.

Aprovado pelo Edital Público do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/ IPAC e criado a partir do trabalho de pesquisa da Organização Não-Governamental Carreiro de Tropa/ ONG Catrop, o projeto também tem o apoio do Museu Regional de Vitória da Conquista, da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação e da Diretoria Regional de Educação/ Direc 20. 




fonte: SECOM/PMVC

Registro da 1ª Oficina com a Escola Municipal Antonia Cavalcanti

Tiveram inicio hoje com alunos da Escola Municipal Antonia Cavalcanti, as oficinas do Projeto Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista. Serão três sessões por semana com cada escola parceira neste projeto, atendendo a 90 alunos por unidade escolar.

Os lindos painéis que ilustrarão como cenário em todas as oficinas do Projeto foi uma cortesia feita à ONG Carreiro de Tropa- Catrop por nossa amiga Angela Ferreira, bailarina e Coordenadora de Artes do Colégio Oficina em Vitória da Conquista. Esta cortesia se deve à participação da Catrop no projeto Conesco 2010 promovido pelo colégio.

Destaca-se também nesta primeira oficina do projeto sobre tropeirismo a presença das voluntárias e professoras Rosangela Sousa e Priscila Correia, também da adolescente e grande apoiadora Tamile Sousa.



                                             

sábado, 23 de abril de 2011

CLIPAGEM 2011

PMVC

UESB

SUDOESTE NA REDE


Os apoios ao projeto via facebook

O horário não dá para levar meus alunos, mas recomendarei.






Ótima oportunidade para diretores de colégios e escolas públicas e particulares de nosso município instruirem os alunos, e a juventude lhe proporcionando uma verdadeira viagem no tempo, na cultura, e na história. Abraços Maris Stella. AFRANIO GARCEZ.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CLIPAGEM 2011

Blog do Marcelo

SECOM/PMVC


BLOG: O REI ORÁCULO/JEQUIÉ


BLOG: CRIS TAVARES

BLOG: SINDICATO DOS BANCÁRIOS




Museu do Tropeiro de Castro publica depoimento sobre o nosso projeto

O tropeirismo no Sul e Sudeste do Brasil é reconhecido como herança cultural daqueles povos. A cidade de Castro, Paraná, possui um museu em homenagem ao tropeiro, afirmando em suas ações a importância da preservação deste patrimônio. Tomando conhecimento do trabalho da ONG Carreiro de Tropa- Catrop, deixaram, conforme reproduzida abaixo, uma mensagem de apoio ao nosso trabalho no blog oficial da organização.


"Temos visitado as postagens da ONG Carreiro de Tropa o que tem-nos deixado muito satisfeitos por saber que a história do Tropeirismo está sendo contada e cantada por este Brasil afora. Parabenizando pela iniciativa do projeto "Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista" gostaríamos de recebermos mais informações a respeito do projeto, e também ficamos a disposição para, caso queiram, colaborarmos com as informações que temos sobre o Tropeirismo na região Sul do Brasil."

terça-feira, 19 de abril de 2011

Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista

por Mellina Montanha


No próximo dia 25 de abril terá inicio no Museu Regional (MRVC) o projeto “Memória Histórica do Tropeirismo em Vitória da Conquista”. O projeto pretende divulgar a cultura do tropeirismo, contemplando alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio de escolas públicas da cidade.
Entre os objetivos do evento estão a promoção do conhecimento da cultura local a partir da reflexão da figura do tropeiro e a ampliação do olhar crítico sobre a pluralidade cultural do sudoeste, conferindo maior visibilidade aos museus enquanto espaço cultural, de aprendizado e valorização da história regional. O evento será realizado sempre segunda, quarta e sexta-feira, das 15 às 17 horas.
O projeto conta com o  apoio institucional da Uesb, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex), do MRVC e da Organização Não-Governamental (Ong) Carreiro de Tropa (Catrop), com  apoio financeiro da Diretoria de Museus do Estado da Bahia, Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone (77) 3422-2559, no folder disponível clicando aqui ou através do blog do evento.


Assessoria de Comunicação

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Agora vai... Assinado o Termo de Acordo de Compromisso

A coordenadora do projeto finalmente assinou 1º ADITIVO AO TERMO DE ACORDO E COMPROMISSO, conforme publicação site do Diário Oficial da Bahia. Cumprida esta etapa finalmente, estaremos em campo junto com os alunos.

Não vemos a hora de começar nossos trabalhos, a energia dos alunos nos faz muita falta!

Assinado este compromisso, agora vai...